♥ Seguidores♥

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Festival do Matsuri


Neste final de semana teve o festival de Matsuri aqui na minha rua (geralmente a festa ocorre onde tenha algum Templo).
A rua é interditada e armam barraquinhas com comidas típicas e também barraquinhas para as crianças pescarem peixinhos ou pegarem bolinhas. Também colocam barracas de doces (tipo: algodão-doce, raspadinha...) e sem falar nas que tem brinquedinhos (Não são de jogos eletrônicos, e sim máscaras, espadas,...coisas bem simples que ainda faz a alegria da criançada).


A gente tenta pegar o máximo de bolinhas. Só tem uma tentativa e eu peguei 4 (300 ienes por 4 bolinhas de plástico).

Não gosto de banana, mais toda vez que vou nessas festas tem uma barraquinha com bananas em diversos tipos de cobertura e todo mundo comprando. Não resisti (Olhão) e comprei também (250 ienes por uma banana no espeto com gosto de banana, lógico. Ahaha).



As crianças adoram essa barraca. É de biscoito e quem comprar pode desenhar o que quiser no próprio biscoito.
Foto de uma barraca que vendia espadas infantis.
Eu e Jael (uma colega argentina).Muitas garotas de kimono.
Mini-andor? (de carregar santo na igreja, ahhaha) onde sobem alguns homens que ficam executando um tipo de dança.

Alguns japas vestidos com trajes mínimos se esfoçam para carregar o andor. Não tirei foto dos que ficam de bunda de fora. Seria muita indiscrição, né? Mais todos sem camisa estão com o bumbum de fora.
E tem também uns carros de madeira que ficam desfilando pelas ruas antes de se concentrarem na frente do Templo. Nesses carros enfeitados de lanternas (na parte de cima), ficam muitas pessoas tocando instrumentos.


Apresentação de Taikô (quem quiser saber um pouco sobre a história do Taikô, tem uma excelente matéria no blog do Alexandre ( http://mauj77.blogspot.com/2010/05/taiko-bate-forte-o-tambor-lost-in-japan.html ).

Crianças também participam.
E montaram um palco dentro do Templo, para os moradores se apresentarem (cantando ou dançando,...).

14 comentários:

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Olá! Encontrei vc no Blog da Georgia, e já ví que vou ficar bemmmm inteirada em outras culturas!

Adorei!
Bjos e uma ótima quarta!

Déia disse...

Essas tradições me encantam!!

Quem sabe um dia não dou um pulo por aí, para ver tudo isso de perto!

Amooo muuito

bj

Tabeteimasu disse...

Que bacana esse Matsuri! Parece festa de rua aqui do Brasil. Pelo menos dá para mater um pouco a saudade dos costumes brasileiros né.

Pena que na época que eu fiquei aí não vi nenhuma festa desse tipo.

Bjo,
Carlos

Mauri Boffil disse...

Amo matsuris!
Mas, curiosidade... os caras ficam com a bunda inteira de fora?

Jacky Simionato disse...

olhaa só.. quem ve seu recado acha que
eu te pedi em casamento, huahuahuahauhuahuauahuahuahuahau...
aiii queria estar nesse evento aí.
Eu ia querer comprar tudo =D beejo":"

Georgia disse...

Matsuri é muito gostoso de ir né?
Eu adorava!! Ai que saudade!
Bjus e boa semana pra vc!

Bia disse...

Eu quero " fazer' o meu proprio biscoito tambem!!!!!!!!!!!

Eu ia adorar essa feira! Se tem uma coisa que eu curto sao essas coisas... sou que nem crianca mesmo, nao tem jeito! hahah!

bjs

Mônica disse...

Adoro conhecer essas tradições.

Os homens irem de bunda de fora tem algum significado ou é só safadeza mesmo? rs

Bjs.

George Facundo disse...

desculpe minha ignirãncia, mas onde acontece esta festa?

Gostei muito das fotos, as festas orientais se destacam por um verdadeiro delírio visual!

Muito bom!

Blog do EduNishida disse...

Oi Andréia, adorei seu post sbre o Matsuri daí!!! São assuntos que quero também explorar em meu blog. Parabéns pela Matéria!Abraço e Sucesso!

Angel disse...

Oii Andréia!
Tudo bem?
Sempre vejo seus comentários nos bloguinhos aqui do Nihon e vim te visitar! Já tô te seguindo!
Eu AMO matsuri! Acho super divertido, o clima super descontraído e muitas comidinhas pra gente experimentar! Adoro essa Banana Choco!
beijos lindaa!

Angel
http://muitomaisglamour.blogspot.com/

Bah disse...

Aiiii que saudades da maçã do amor rs... daquele algodão doce da Hello Kitty rs...
E claro, da banana com calda de chocolate.

Kisu!

Ellen disse...

Andreia, sumimos... estavamos viajando, mas adoramos vir aqui !! Aqui sempre conhecemos costumes do Japão!! Super interessante esse evento!! O Japão esta na nossa travel list!!
Bjs e um ótimo domingo !!
Ellen & Antonio

Andreia Inoue disse...

alexandre:Tambem acho tudo de bom nessas festas tradicionais,tanto as roupas,como as comidas...tudo,tudo.Nesses periodos nos sentimos 100% no japao.
:D

Ana:obrigada e volte sempre.

deia:venha sim deia,sei que vc vai gostar.

carlos:que pena que vc nao participou de uma,tenho certeza que teria adorado,mais quem sabe vcs nao terao outras oportunidades.Fico feliz que tenha gostado das fotos.
um abracao.

mauri:ficam com uma tira no meio da bunda.
:D

jacky:ja pensou?hahaha...e a vontade eh de experimentar de tudo mesmo,eu que o diga.

georgia:realmente eh muito bom participar dessa festas,adorooo!

bia:fiquei com vontade de fazer o desenho no biscoito tambem,mais minha cota ja tinha estourado,eh tudo pela hora da morte,ahhaha.Somos iguais amiga,adoro essas festas.

monica:acho que tem a ver com as tradicoes de antigamente,acho que nao eh safadeza pq aquele pano no meio da bunda deve incomodar,ahhaha.

facundo:no japao inteiro as pessoas comemoram o matsuri,ocorre em alguns meses do ano.As ruas sao decoradas,as pessoas andam com os kimonos,armam barracas com as comidas tipicas,entre outras coisas.E sempre eh na rua que tenha o templo,eh um grande acontecimento.

edu:muito obrigada.

angel:obrigada e irei conhecer seu blog,tenho certeza que irei adorar.

bah:amiga,acredita que to com medo de comprar o algodao doce?eh muito caro,apesar de ser grande,mais 500 eh um tantao de dindin.
:D

Ellen:isso eh que eh vida heim amiga?so em altas viagens.Um otimo mes para vir aqui eh maio ou agosto,nesses meses tem mil e uma festividade.
beijao.