♥ Seguidores♥

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Casa do Grito

  Casa do Grito
(IPIRANGA - SÃO PAULO/SP)
O nome “Casa do Grito” originou-se do fato desta edificação figurar na pintura “Independência ou Morte”, representação mais conhecida de 7 de setembro, que está exposta no Museu Paulista da USP.
Esta casa foi construída na segunda metade do século XIX. Constitui um dos últimos exemplares de edificação feita em pau-a-pique na cidade de São Paulo. Era, originalmente, residência e, ao mesmo tempo, pouso de viajantes e venda, localizando-se em trecho da antiga Estrada das lagrimas.
Em 1936 foi desapropriada pela prefeitura da cidade e transformada em monumento comemorativo do episódio de 7 de setembro de 1822. 
 Quadro "Independência ou Morte",  ao fundo, a chamada Casa do Grito.

5 comentários:

Elvira disse...

Oi Andreia.

Adorei seu blog. Ele está cheio de dicas super legais.
Ano passado fiz uma visita ao Museu Paulista mas não cheguei a ir à Casa do Grito.
Vou ter que voltar...

Beijos e feliz ano novo!!!
Elvira

Michelle disse...

Oi, Andreia!
Eu visitei a Casa do Grito há muuuuuito tempo. Bem bacana.
Um ótimo 2013 pra você também!
bjo

Bah disse...

Oi querida! Um feliz ano novo pra vcs! Nossa, vc tá conhecendo Sampa mais do que eu que nasci e cresci ai rs.

Adorei essa casa. Adoro história.

Kisu e saudades!

Inaie disse...

que linda a casinha do grito...me lembra muito as antigas casinhas das fazendas e sitios da regiao onde eu nasci e cresci...

:-)

Museu Virtual do Tijolo Antigo. disse...

Parabéns pela iniciativa...Tenho no meu acervo muitos tijolos das antigas paredes da Casa do Grito...tenho visitado essa Casa a muitos anos. https://museudotijoloantigo.blogspot.com/
Um forte abraço.