♥ Seguidores♥

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Crônica da estação das chuvas

Crônica da estação das chuvas
 Nagai Kafu

Esse livro retrata  como era (ou é) a vida noturna  da cidade de Tóquio do início do século XX. As famosas casas de café e suas garçonetes e as casas de chá com as suas famosas gueixas, o livro descreve basicamente o modo de vida dessas mulheres.
Tudo gira praticamente em torno da  Kimie, uma garota que foge de casa para não ter que assumir um casamento arranjado por sua família. Ela vai trabalhar como garçonete e como prostituta (ocasionalmente). 
Kimie é uma garota simples, sem grandes pretensões na vida, não liga para dinheiro ou riqueza, fato que surpreende o seu principal amante. Ela só quer viver a vida como ela bem desejar e principalmente se envolver afetivamente e sexualmente (já que ela é bem liberal) com quem bem entender.
Tudo vai bem até que acontecimentos desagradáveis começa a perturbá-la e ela tenta descobrir quem poderia lhe desejar mal. 
Gostei bastante do livro, ele é bem fácil de ler e sem enrolação, o escritor foi direto e reto, hahaha.... e o que mais me agradou foi o fato dele não  usar uma linguagem vulgar ou retratar cenas constragedoras, ele deixa por conta da imaginação do leitor.
O livro apesar de abordar um tema meio pesado, é descrito de um modo sutil, é muito bacana de ler, recomendo para quem gosta da cultura japonesa ou para quem quer matar um pouco a saudade da Terra do Sol nascente (já que o livro faz diversas referencias a Templos, ruas,...).
E outra coisa que gostei foi de conhecer um pouco desse submundo japonês, principalmente quem já morou no Japão, já deve ter passado ou passa por ruas cheias de casas de cafés né? eu passava constantemente e sempre me perguntava o que realmente acontecia la dentro. Agora sei e se vc quiser saber, leia esse livro, não conto para não desmanchar o prazer de quem for ler.
Para quem ficou curioso a respeito das casas de cafés e quer ter uma idéia de como é por fora, segue o link:

4 comentários:

Eduardo disse...

Uau, gostei da dica, parece mesmo bom livro...Mas quem nunca foi ao Japão pode ler tb? rsrsrsrs.

Gostei do post.

Bjs,

Duh

Mih disse...

Oie!!!
hehehehe ... q bom q esse livro é sem enrolação, acho q eu iria gostar entao hauahauaahu
eh é verdade, aqui a gente dá valor a cada yen juntado com mto sacrificio hauahau
bjux

Say disse...

Parece interessante, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre o Japão. =] Casa de café no Japão não serve café?! E isso? o.O

Ah, minha net voltou =DDD Vlw pela forcinha, aliás, passar 2 meses sem net... que penação, passei uma semana e dias e já foi mto mais que suficiente, espero ñ precisar repetir a dose.

Andreia Inoue disse...

Edu: Pode e deve ler,afinal quem nao foi é uma oportunidade de conhecer algo alem do que todo mundo sabe, ne?
vale a pena.
Um abracao.

Mih: tambem gosto de livros diretos, esse tem umas 154 folhas e nao deve nada a esses que tem umas 500 (a maioria das paginas so de enrolacao). E a historia ficou completa,sem lacunas a ser preenchidas, gostei muito.
E sobre os ienes, eh verdade mesmo,ai a gente transpira sangue de tanto trabalhar,por isso que valorizamos tanto ne?hahaha...Um beijao.

Say:O livro é super interessante por mostrar o lado do Japao que muitas vezes fica encoberto.E algumas casas de cafe,servem cafe, so que o diferencial eh o acompanhamento,haha...
e ficar sem net,depois que ele ja se tornou parte do dia-a-dia eh muitoooo dificil mesmo,
beijao.