♥ Seguidores♥

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

OS VELHOS MARINHEIROS OU O CAPITÃO DE LONGO CURSO

OS VELHOS MARINHEIROS OU O CAPITÃO DE LONGO CURSO 
 Jorge Amado.

Sinopse: Em um  belo dia de 1929, chega à estação de trem de Periperi — um pacato vilarejo de veraneio na periferia de Salvador — um personagem singular, vestindo túnica de oficial da marinha mercante: comandante Vasco Moscoso de Aragão, capitão de longo curso. Aos sessenta anos, ele se declara cansado de navegar mundo afora e diz que veio para ficar.


Logo se torna figura de destaque na comunidade local, composta quase exclusivamente de aposentados, encantando a todos com seus relatos de aventuras românticas e exóticas. Ou a quase todos. Um grupo de cidadãos enciumados com o prestígio do recém-chegado questiona a veracidade das histórias e até mesmo sua condição de comandante.


O fiscal aposentado Chico Pacheco, líder dos questionadores, empreende uma investigação implacável em Salvador e volta com a bombástica notícia de que Aragão é uma fraude: não passa de um velho boêmio, que torrou nos bordéis e cabarés o patrimônio do avô português, comerciante de secos e molhados. Seu título de capitão-de-longo-curso fora obtido por meio de corrupção e malandragem. 

Quem estará com a razão? O comandante ou seus detratores? O tira-teima definitivo se apresenta na forma de uma última missão para a qual o comandante é convocado: levar ao porto de chegada um navio cujo capitão morrera em alto-mar. 

O que achei: Esse livro é muito divertido, morri de sorrir em diversos capítulos, principalmente quando o Chico Pacheco fica xingando mentalmente o comandante Vasco.

-Seu Vasco, me diga uma coisa...
-Comandante Vasco Mocoso de Aragão, às ordens.
-Pois, seu comandante (de merda,,,)
Pág 54

hahaha...e por  ai afora. O livro não é apenas divertido, assim como todos os livros de Jorge Amado, envolve todos os tipos de personagens, sentimentos e situações.
Até o finalzinho do livro a gente fica na dúvida se o comandante é realmente comandante ou se é apenas um farsante (ou um sonhador ).

2 comentários:

Lou disse...

Não sou muito chegada no Jorge Amado, acredita? Mas, fica a dica! Bj!

Teddy disse...

Amei o blog, já estou seguindo e adoraria se seguisse o meu tambem:
http://www.enteddyada.com
Beijoos