Caim - José Saramago.
Sinopse: Caim (filho de dão e Eva), cumpre a condenação que o Senhor lhe impôs de vagar de modo errante pelo mundo após ter assassinado o seu irmão Abel.
Ele viaja no tempo e participa dos vários momentos marcantes do Antigo Testamento. Viu a provação de Abraão, a condenação de Sodoma e Gomorra, o episódio do bezerro de ouro de Moisés, esteve na casa de Jó. Ele participou e alterou a saga de Noé e a Arca.
O que achei: No início estava me acabando de tanto rir, com Adão e Eva no paraíso. A expulsão deles e o clima que estava rolando entre Eva e o anjo... Mas, depois a narrativa passou a ficar muito pesada. Caim (do inicío ao fim da história) foi retratado como o mocinho, e Deus era o vilão maquiavélico. Não é um livro que eu recomende. Não sou fanática por religião, mas acho que todas as crenças devam ser respeitas.
Mais é claro que cada pessoa que venha a ler, irá tirar as suas próprias conclusões. Esta foi a minha.
6 comentários:
Uau, que interessante....adoro essas coisas!
Vou ler com certeza!!
bjkas
Nossa, sempre segui a vida com todo mundo falando muito bem de SAramago. Pq quem lê Saramago é um intelectual, etc etc... Sinceramente, peguei aversão, principalmente por causa de Caim. Mas acho a história bem intensa, que gostaria de ler com outros olhos. Eu gosto de outros pontos de vista, claro que é importante saber o original, mas vou procurar outras obras pra tirar essa aversão que eu tenho rs...
Kisu!
Deia...
me leve na sua bolsa quando for passear! rs
Tem selinho novinho em folha pra vc la no lov Lilac!!!
Bjs
Van
Hmmm... parece um bom material pra estudo!
Bjs!
Tipo, isso de dizer que saramago é bom assim a torto e a direito eu não faço pq é muito coisa de pseudointelectual. Mas se esse livro é como vc tá falando, eu devo curtir! Vou ler, vou ler!
Fofa tem selinho pra vc tbém lá em meu Blog viu...
Bjoooooo e obrigada pela visita.
Postar um comentário