♥ Seguidores♥

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Peer Gynt.

Peer Gynt.
(Henrik Ibsen).
Baseado no folclore norueguês, Peer Gynt é um poema dramático que narra a trajetória de um jovem fantasioso e contador de estórias que vive as mais inusitadas aventuras. No encontro com os trolls, por exemplo, Peer se envolve com a filha do rei dessas criaturas  mitológicas no intuito de ele também se tornar rei, chegando inclusive a concordar em trocar o lema que sempre seguira "homem, seja você mesmo" pelo "troll, basta-te a ti mesmo"; entretanto, ao perceber que precisaria mutilar a própria visão para efetuar a união, ele foge dali imediatamente.
Peer então sai do vilarejo onde nascera para ganhar o mundo. Depois de muitos percalços, Peer chega a um manicômio egípcio onde é coroado "o imperador dos exegetas" por se definir como aquele que sempre foi ele mesmo. Envelhecido, seu Eu gyantiano entra em colapso e ele decide voltar para casa, onde se dá conta que o "si mesmo", aquele Eu uno atrás  do qual ele sempre correu, nunca existiu: Peer precisa aceitar que o Ego não é uma unidade, mas um conjunto de identificações contraditórias entre si.
Por esse simples e breve apanhado do texto, não restam dúvidas de que Peer Gynt é uma odisseia do Eu. Tal como Odisseu, Peer Gynt quer voltar para casa, mas se perde nos caminhos possíveis de se encontrar. Como em muitas de suas peças não há um final conclusivo, o que implica uma reflexão que sintetize o que o autor não fez. Mas sob quaisquer perspectivas que se queira abordar a narrativa, Peer Gynt revela as aflições do homem do século XIX que buscava ampliar sua realidade interior. Foi dessa forma que Peer Gynt contribuiu para inaugurar uma nova era.
sinopse retirada do programa da peça.  
Elenco: Chico Carvalho, Dagoberto Feliz, Daniel Maia, Daniel Mazzarollo, Leonardo Ventura, Leticia Medella, Luciana Carnieli, Marco França, Marco Furlan, Maria do Carmo Soares, Mariana Elisabetsky, Mel Lisboa, Nábia Vilela, Rogerio Romera e Romis Ferreira.
Direção e adaptação: Gabriel Villela.
Chico Carvalho é um ator primoroso, não consigo imaginar outra pessoa interpretando Peer Gynt. além da peça ter um figurino e um cenário maravilhoso, e atores super talentosos, as canções do espetáculo são fantásticas: Help, Yellow Submarine, Hallelujah, The End, Pierrô Apaixonado, entre outras.
Teatro do Sesi-SP
de 29 de setembro a 16 de dezembro, quartas a sextas, 15h (agendamento escolar)*
sábados e domingos, 15h30

Nenhum comentário: