♥ Seguidores♥

domingo, 16 de outubro de 2016

As Duas Mortes De Roger Casement.

As Duas Mortes de Roger Casement.
O musical é divivido em dois atos e conta a história do cônsul e revolucionário irlandês  Roger Casement, que foi um dos precursores na luta pelos direitos humanos. Ele investigou e relatou as atrocidades cometidas contra os negros no Congo e contra os índios na região amazônica a serviço da coroa britânica. Por seus esforços em provar que os negros e índios estavam sendo submetidos a extrair borracha em troca de objetos sem favor (rede, espingarda sem munição...), Casement foi sagrado com o título de cavaleiro (Sir).

Depois de um tempo, Roger se envolveu integralmente com as lutas pela independência da Irlanda, levando munição e homens da Alemanha para a Irlanda. Ele é capturado pelo ingleses  que o prenderam e o condenaram por alta traição em 1916 (Neste ano de 2016, faz 100 de sua morte).

Casement deixou, no entanto, entre outros documentos, diários escritos que ficaram conhecidos como 'Diários Brancos' (que narra a questão da exploração dos negros e índios), e os 'Diários Negros' (de cunho sexual). Esses últimos, de autenticidade contestada, foram determinantes no seu processo de condenação e ainda hoje ocupam o centro de debates artísticos, políticos e intelectuais.
Amanda Acosta é Alice, defensora dos direitos humanos e amiga de Roger.
Elenco: Amanda Acosta, Bruno Perillo, Chico Cardoso, Eliseu Paranhos, George Passos, Kiko Pissolato, Paulo Bordhin e Taiguara Nazareth.
Semana passada assistimos a última apresentação da peça. Em breve As Duas Mortes De Roger Casement retornará aos palcos.
 
Teatro Alinça Francesa.

Nenhum comentário: