♥ Seguidores♥

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Camareiro.

O Camareiro.
(Ronald Harwood).
Convidado por Kiko Mascarenhas, idealizador do projeto, Tarcísio Meira quebra o jejum de 20 anos e volta ao teatro comemorando 80 anos de vida e 60 de carreira em comovente texto sobre o universo teatral, sob direção de Ulysses Cruz.
 
Durante a segunda Guerra Mundial um ator de teatro à beira de um colapso nervoso luta no limite de suas forças para interpretar mais uma vez o Rei Lear de Shakespeare. Mesmo senil e com sua saúde debilitada, o “Sir”, como é chamado por todos, lidera com tirania sua companhia, que começa à desmoronar.
 
Ele conta com Norman, seu dedicado camareiro, que desdobra-se para atender às exigências de seu patrão, cuida de sua saúde e tenta ajuda-lo a lembrar suas falas, já que o “Senhor" encontra-se confuso e desorientado. A dedicação e o esforço de Norman, que faz qualquer coisa para esse homem que ele aprendeu a amar e respeitar, mostra que existe uma forte ligação entre eles e que ambos, ator e camareiro, são servidores de algo maior que eles mesmos: o teatro.
 
Ao contar o drama de uma companhia de teatro esfacelada pela guerra, o autor britânico Ronald Harwood, que também comemora 80 anos, cria uma metáfora sobre a dificuldade de se fazer escolhas, sobre continuar ou desistir, cumprir sua missão ou desertar. Fala sobre dedicação, devoção, paixão e mostra o avesso do teatro, seus bastidores e sua intimidade.  (Sinopse retirada do site folheto da peça).
 Não tinha como não amar O Camareiro. O texto é forte, divertido e emocionante. Fiquei ainda mais apaixonada pelo Tarcísio. Que ator, que voz maravilhosa. Palmas também para o Kiko que foi um show a parte. Tudo na peça estava grandioso e todos os atores estavam fantásticos.
Simplesmente "Magnifico".  
 Vladimir Brichta (Teatro Porto Seguro cheio de estrelas).

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero muito assistir a peça. Entrei por acaso no blog qndo pesquisava sobre o Japão. Não está mas lá?
Continue com os posts

Andreia Inoue disse...

Anônimo: Se vc tiver a oportunidade, vá assistir O Camareiro. A peça é muito boa, muito boa mesmo, sem falar que os atores são fantásticos.
E não estou morando mais no Japão.
Obrigada pela visita e pelo comentário.