♥ Seguidores♥

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Crônicas de Artur.

Crônicas de Artur - Bernard Cornwell 
Trilogia composta por: O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e Excalibur.
Resumo dos livros, contém Spoiler.
O Rei do Inverno.
A história é narrada por Darfel, um saxão que escapou da morte quando criança, e se tornou um dos protegidos de Merlin. Derfel, já idoso (e transformado em monge), narra a história a pedido da rainha Igraine, que quer conhecer mais sobre Artur, Lancelot,...através de alguém que conviveu com eles.
Artur era o guerreiro mais temido e admirado da sua época. E apesar de todas as suas qualidades (e defeitos), ele não foi o escolhido para reinar. Seu pai, o rei Uther, não queria um filho bastardo no trono. Então Arthur,  jurou proteger o reino para o seu sobrinho (neto de Uther), Mordred. Mordred tinha acabado de nascer no rigoroso inverno (por isso o título do livro).
Alguns personagens:
Guinevere (mulher ambiciosa por quem Artur se apaixonou),
Lancelot (vaidoso, covarde e mentiroso). 
Nimue (sacerdotisa amante de Merlin e inimiga de Morgana).

O Inimigo de Deus.
Artur tem um  propósito na vida, dar à Mordred um reino unificado, mas para isso acontecer, ele terá que vencer os saxões e os expulsar  das terras de seu país. E assim, realizar o seu maior sonho, que é ver instalada a paz nas terras da Britânia
Mas essa não é uma tarefa fácil, já que a Dumnonia está no meio de um grande conflito religioso entre os pagãos e os cristãos.
Artur confidencia a Derfel, ...as religiões são um fardo para um povo, e causam mais guerras e injustiças do que o próprio bem que prometem...
Na briga entre as religiões, Merlin têm por objetivo, restaurar a fé do povo nos antigos deuses. Para isso, precisa encontrar os Treze Objetos Sagrados (entre eles,o caldeirão). Esses objetos, tornará qualquer um invencível.
Derfel, Merlin, Nimue e Ceinwynem seguem em busca desses objetos sagrados.
Guinevere cultua uma deusa, que será motivo da sua queda.
É contada a história de Tristan e Isolda, sem dúvida, foi uma das partes mais tristes do livro, fiquei morrendo de ódio do Arthur.
A história de amor entre Derfel e Ceinwyn (a estrela), é linda demais.

Excalibur.
Esse é o último livro da saga, e nele é que entendemos como foi que Derfel, um seguidor dos deuses antigos e guerreiro, se tornou um monge católico. Apesar de já estar velho e sem forças, ele devia obediência a Sansun.
Mas isso, não o  impediu de relembrar e escrever, todas as histórias do passado glorioso, que viveu ao lado de Artur.
Em Excalibur, tem muito derramamento de sangue, aqui, muitos aliados se tornaram inimigos e Namue, lança muita magia negra para alcançar seus objetivos (Algo que nem mesmo o grande Merlin, ousou fazer).
Guinevere se transformou em uma verdadeira guerreira. Assim como Mordred, que além de ser um grande guerreiro, se tornou inimigo mortal de Artur.
Lancelot teve um fim triste.
Merlin deixou um último presente para Arthur, um lugar desconhecido (além das brumas), para ele finalmente viver em paz com Guinevere.

4 comentários:

Celsina disse...

Eii Dea!!!
Como eu quero começar logo a ler esses livros do Bernard Cornwell <3 Amo esse estilo, mas estou totalmente sem tempo para ler os livros que eu compro =\

Beijinhos! ;)

Bah disse...

Toda santa vez que eu passo no seu blog eu sinto uma culpa tão grande, mas tão grande por não ler os livros que eu tenho estocado lá em casa... eu fico me ocupando de tantas outras coisas que me sinto mal não ter tempo ou se bobear até paciência de ler livros auhauahuaa mas faz bem isso pra eu me sentir com culpa, quem sabe assim eu não tomo vergonha na cara rss...

Kisu e saudades de vc amiga!

Michelle disse...

Não conheço os livros, só tenho conhecimento superficial da história do Lancelot e do Excalibur. Parece ser bem interessante. Pena que eu esteja fugindo de séries de livros...rs.
Aliás, li um livro que você mostrou aqui um tempo atrás (Do outro lado). Viciei na história! Não conseguia largar o livro!
bjo

Lolla disse...

Meu marido tem vários livros desse autor, mas nenhum dessa trilogia. Gosto das lendas do Rei Artur, gostei de As Brumas de Avalon. Vou ver se dou a dica pra ele comprar, assim eu leio de graça, haha. :)