♥ Seguidores♥

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Che – Os Últimos Dias de um Herói.

Che – Os Últimos Dias de um Herói.
Arte: Alberto Breccia e Henrique Breccia
Roteiro: Hector Oesterheld.
Peguei esse HQ para conhecer um pouco mais sobre o Che Guevara. Ainda não tinha tido a oportunidade de ler um livro bacana sobre ele. E quando vi esse hq na biblioteca, não resisti. Uma das grandes surpresas, foi saber que esse hq tinha sido lançado apenas três meses após a morte de Che. E que na época, foi um grande sucesso na Argentina (o autor é argentino, assim como o Che). E o grande sucesso dessa mini biografia em quadrinhos, foi o que levou Breccia e quase todos os seus parentes a serem presos, torturados e mortos.
 “Demos um sumiço nele, por ter feito a mais bela história do Che que já foi escrita” foi a explicação de um militar ao jornalista e escritor Alberto Ongaro para o desaparecimento de Alberto Breccia e suas quatro filhas.

O hq  mostra um Che Guevara heróico (o que estamos acostumados a ver estampado em milhares de camisetas). Que mesmo com problemas de saúde (asma), com família constituída e sendo um dos homens fortes de Cuba, joga tudo para o alto (toda uma vida tranquila e comoda, e vai em busca dos seus ideiais guerrilheiros na Bolívia).
Ele é um homem que está sempre buscando a justiça e igualdade, para todos os povos oprimidos,e combatendo as formas de tirania.

O hq intercala várias passagens da vida do Che: a sua infância, faculdade, exílio no México e  o encontro com Raul e Fidel, Revolução Cubana, A Baía dos Porcos... e sua ultima luta em La Higuera.
Eu gostei muito desse hq, e para mim o Che é um herói, claro que não o considero um santo e perfeito, com certeza todos que lutam, querendo ou não se transformam em bárbaros (afinal eles tiram a vida),... mas ele lutava por grandes ideais e deu a vida por aquilo que acreditava. Teria sido mais fácil para ele, ter continuado sendo o presidente do banco nacional de Cuba, vivendo do passado e recebendo homenagens (assim como Fidel)...mais ao contrário,ele deixou tudo para trás e foi continuar a lutar pelo seu sonho de um mundo onde houvesse menos miséria. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa achei bem interessante.Lerei com certeza assim que tiver oportunidade.
Bjokas fofa...saudades.

JuMinako disse...

Nossa, como vc lê!!!
Mta coisa!!

Dé, tem meme desafio rock!
http://juminako.blogspot.com/2011/07/meme-do-dia-do-rock.html

vejaaaa

beijus