♥ Seguidores♥

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Baobá no Recife que (supostamente) serviu de inspiração a Saint Exupéry.

Alguém já ouviu falar em Baobá? com certeza a maioria conhece através do livro O Pequeno Príncipe, né? eu nem sabia que essa árvore existia de verdade. Mais existe sim, abaixo segue um pouquinho da história dela.
Os Baobás são originárias da África e se destaca pelo tamanho e pela forma estranha (parece que ela está de ponta cabeça,haha). Chegaram no Brasil trazidas pelos sacerdotes (escravos) africanos e foram plantadas em locais específicos para os seus  cultos religiosos. Existe poucos baobás atualmente no Brasil, e a maioria está no Estado de Pernambuco.
Fato importante: Na Praça da República (Recife), encontra-se um baobá secular, que possivelmente serviu de inspiração a Saint Exupéry, quando de passagem pelo Recife, antes de escrever O Pequeno Príncipe.
Fonte: Wikipédia.
->Eu aumento mais não invento (Nelsa Rubens,hahah). Se a informação não for verdadeira, não joguem a culpa em mim e sim na Wikipédia.

Baobá secular localizado na  Praça da República (Recife).Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1986. Todos os outros baobás em território pernambucano são protegidos por lei.
Tinham deixado uma oferenda (macumba?) ao lado da árvore.
Declaração dos casais apaixonados.


O livro narra a história do encontro do Pequeno Príncipe (vindo de um lugar distante), com um aviador perdido no deserto. E juntos eles compartilham experiências de vida e nos faz soltar a imaginação.


"Ora, havia sementes terríveis no planeta do principezinho: as sementes de baobá… O solo do planeta estava enfestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando". (O Pequeno Príncipe).


8 comentários:

Gesiane disse...

Nossa... o caule dela é enorrrrrrrrrme!!! ^^

Tá no Brasil?

beijoooo

Gesiane disse...

Ahhhh ~ li alguns posts atrasados... vc voltou!!! OKAERIIIIII ~

beijoooo

Say disse...

Aqui em Natal tem um baobá enorme tb e já ouvi falar a mesma estória, que ele serviu de inspiração para Pequeno Prícipe rs Mas seja lá de onde veio essa inspiração o baobá é sim uma árvore magnifica em seu tamanho.
E vc é quase minha vizinha de estado :3

Denise disse...

Que árvore mais linda, a história é bem interessante, deve ser mais do que preservada!

Bjinhos, ótimo fds!

Mônica disse...

Árvore interessante!!
Adoro o Pequeno Príncipe.
Bjs

J Araújo disse...

Conheço essa arvore aí da foto quando estive em Recife.

Foi bom vc escrever sobre o assunto e fazer a referencia sobre o livro.

Bj

Bah disse...

Adorei o post. Super informativo. Eu não tinha ideia que existia esse baobá, porque também nunca li O Pequeno Príncipe (aliás, acho que sou o único ser na face da Terra que ainda não leu esse livro rs), mas adorei. Preciso me atualizar mais rs.

Kisu!

Roberto disse...

https://istoe.com.br/11491_NA+TRILHA+DE+SAINT+EXUPERY/