A Garota das Laranjas
( Jostein Gaarder -> autor de O Mundo de Sofia)
Esse livro conta a história de um garoto de 15 anos que recebe uma carta póstuma do pai (que morreu de câncer a 11 anos atrás ). Nessa carta escrita a véspera da sua morte, ele escreve em forma de uma conversa que gostaria de ter com o filho, sobre diversas questões como o amor, a grandeza do universo e a morte. Tendo como pano de fundo um romance com a garota das laranjas.
Esse com certeza esse é um dos melhores livros que li, sabe um livro que faz mais do que entreter? que faz pensar e te ajuda a enxergar a vida de uma maneira mais intensa? esse é o livro. Nota dez com louvor.
Outro assuntinho:
Aproveitando o tema laranjas, queria deixar registrado algo que foi uma das primeiras coisas que me surpreendeu aqui no Japão. As árvores frutíferas ficam carregadinhas e as pessoas não roubam, ops, não pegam sem permissão,hahaha...quantas e quantas vezes já vi várias frutas super maduras no pé ou caídas no chão e ficam lá mesmo. Se tem uma coisa que as pessoas aqui levam a sério é o respeito a propriedade privada, o que é teu, é teu e ponto final. Se todo mundo pensasse desse jeito, o mundo seria um lugar maravilhoso.
Até hoje ainda me lembro de um velhinho na minha cidade, que tinha que ficar vigiando um pé de pinha da casa dele, caso contrário ele não teria o gostinho de comer uma porque a molecada roubava tudo sem dó nem piedade.
Outro assuntinho:
Aproveitando o tema laranjas, queria deixar registrado algo que foi uma das primeiras coisas que me surpreendeu aqui no Japão. As árvores frutíferas ficam carregadinhas e as pessoas não roubam, ops, não pegam sem permissão,hahaha...quantas e quantas vezes já vi várias frutas super maduras no pé ou caídas no chão e ficam lá mesmo. Se tem uma coisa que as pessoas aqui levam a sério é o respeito a propriedade privada, o que é teu, é teu e ponto final. Se todo mundo pensasse desse jeito, o mundo seria um lugar maravilhoso.
Até hoje ainda me lembro de um velhinho na minha cidade, que tinha que ficar vigiando um pé de pinha da casa dele, caso contrário ele não teria o gostinho de comer uma porque a molecada roubava tudo sem dó nem piedade.
20 comentários:
NOssa, não tinha ouvido falar desse livro, mas adoro O Mundo de Sofia, o qual li 15 vezes na escola enquanto tinha aulas de filosofia :) Obrigada pela dica, adoro o jeito do leitor contar história. Sabe que eu consegui uma pechincha? Comprei o livro do Fernando Morais (O Mago) por R$9,90 rsss parece que eles querem queimar o estoque rss...
Kisu!
Ah, parece que esse livro é mesmo bom! Eu sinto falta de uns livros mais desse tipo que eu lia quando era mais nova (e tinha tempo pra isso). Contos, e essas coisas. Eu me esquecia do mundo, e ficava lendo horas e horas... Hoje tá tudo tão mudado, né? :D
Que linda no meio das laranjas!
Oi Andreia!
Sabe que eu morro de vontade de ler os livros desse autor de O mundo de Sofia?! Eu "li" O mundo de Sofia quando tinha uns 15, 16 anos, e nem levei muito a sério... acho que hoje em dia apreciaria muito mais não só o mundo de sofia, como esse que vc deu a dica aqui!
Já ouviu falar de um blog chamando O que elas estão lendo? (http://elasestaolendo.blogspot.com/)
é um blog que vc pode participar com resenhas dos livros que lê e tb tem muitas dicas de livros legais!
bjs
fiquei curioso, quero ler...
OI Andreia, adorei a dica do livro a muito tempo penso em pegar algum livro para ler, e esse me interessou muito, acho q será ele.
E a coisa que mais admiro no povo do Japão é a honestidade, que bom viver num lugar assim.
Beijocas
Fiquei super curiosa e parece ótimo, vou aproveitar esse período de férias \o/ e tentar baixar na net.
Beijo querida, ótimo fim de semana e que coisa ótima esse respeito pelo que é do outro em?
Coisa LINDA
De quando é esse livro? Adoro o Gaarder, mas não conhecia esse livro dele. Você já leu O Dia do Curinga? É óoootimoooooooo!!!
Ah, mas as frutas caem no chão e ninguém pega? Isso é desperdício, uahuahuahua...
Meus New Moon e Eclipse chegaram essa semana. Estou doida que cheguem as férias pra ler!
Beijo!
Atualizei lá!
Pode ler O Dia do Coringa sem medo, é fantástico!
Mas aqui, você não me falou o ano da publicação desse aí do post!
Não vi Lua Nova, não! Só depois que ler o livro, com certeza!
Bjim
Ai amiga, quero ler esse livro!!!!!!!
Será minha próxima leitura!
Que linda árvore, carregadinha!!
É verdade, se todo mundo respeitasse o que é dos outros seria maravilhoso!!!
beijos amiga :)
Não conhecia esse livro, bom vc resenhar.
Eu gostei de Mundo de Sofia.
bom fim de semana.
beijos,
Elisa
Acredita que ganhei O Mundo de Sofia qdo entrei na faculdade e nunca consegui terminar de ler? Vergonha!!! rs
Adorei a dica.
Bjs
Justeen Gaarden é fera. Gostei do Mundo de Sofia. Desmistificou um pouco a filosofia para esta minha cabecinha medíocre.
Este que você leu, também deve ser bom.
[]'s
ain meu deus
deve ser super triste
=/
e eu so de ler isso que vc coloco ja fiquei triste
oO
olha eu toda sentimental
:D
mas eh uma otima dica
beijos flor
OI Amiga , tudo bem, tem selinho e declaração la no meu blog pra vc .
Epsero que goste
beijocas
é meu bem... por isso aí é o japão ... hehehehe se fosse aki vc imagina né? nem daria conta de procuzir eo povo ia catando kkkkkk
querida to precisando de uma ajudinha sua... vai la no blog dar uma olhada... ficaria mto feliz com uma ajuda vinda do outro lado do mundo!!! que chique!!! hehehe beijossss
Deve ser muuito emocionante!!
Adorei o q escreveu... que aí não roubam.. ops pegam sem permissão kkkkkkk
Venha me ver no céu hoje!
http://aceuabertodaboca.blogspot.com/
bjkas
Oiii.
Cheguei no Brasil.
Mas antes de viajar fomos passear em Toquio,e em casa ja estava sem net.
Volto com mais calma para ler os posts que perdi :) bjos
Poxa, que bom que apareceu no Vinil! Faz tempo que não pinta por lá, né? E confesso que às vezes visito o seu, mas não comento...rs!
É, aquelas dicas podem ser pro Natal ou qualquer época do ano! E quanto ao livro de Jostein Gaarder, parece ser muito bom! Li 3 dele, inclusive O Mundo de Sofia, que adorei!
Bjão!!!!!!!!!
bah:confesso que ja tentei ler algumas vezes o mundo de sofia,mais sempre tinha que parar a leitura por alguma coisa e acabei desistindo,inclusive foi um dos presentes que dei de amigo secreto assim que foi lancado.
E to doida q vc leia o mago para fazer um post,quero ve se nossas opnioes tem algo em comum,beijaooo.
karen:esse livro eh otimo amiga,e por mais que o tempo ande corrido,eh sempre bom tirar uns minutinhos para fazer o que gosta,para desestressar e dar uma desacelerada ne?beijao.
marcia:brigadaaaa,e nao foi planejado por conta do titulo do livro,mais como estava passando e la esta a arvore,tirei a fotinha.
:)
bia:eu tambem sentia a maior vontade de ler algo dele,mais sempre tinha alguma coisa na frente, e sem mais nem menos esse me caiu no nas maos e devorei,
e valeu pela dica do blog,vou entrar sim,beijao.
mauri:quando puder,leia sim,o livro eh fininho e a gente acaba devorando em um minuto.
pam:que bom que gostou da dica,
e tambem admiro bastante essa caracteristica do povo japones.
adlianny:esse vai ser otimo para vc amiga,tem tudo a ver com seus post's, e verdade,aqui eh uma maravilha.
lou:ixi amiga,agora vc me pegou,nao reparei no ano de publicacao,depois dou uma olhadinha e te digo.Sobre as frutas ficarem no chao,da uma dó mesmo,mais olhando pelo lado positivo,melhor pedir do que passar a mao ne?hahaha...
e que luxo,ja fez as compras do livro?!!!isso pq no comeco nem queria saber deles ne?
:)
lici:espero q consiga ler mesmo amiga,e seria otimo se houvesse mais respeito pelo proximo ai ne?
beijao.
elisa:otimo final de semana para vc tambem amiga,e que bom que gostou da resenha,nao quero ficar entrando em detalhes do livro para nao perder a graca,assim a pessoa fica na curiosidade.
monica:e eu que comprei de presente,ja peguei na biblioteca,e nunca consegui ler,espero q agora consiga,ja q gostei bastante do estilo do autor escrever.
carlo:nesse livro tambem senti essa desmistificacao,o que eh otimo pq ele nao complica,ele explica com exemplos simples e que nao nos deixa com cara de idiotas,hahaha..
mariposa:é triste apenas no sentido da perda,da morte,mais a historia eh muito linda,eh mais sobre o amor do que sobre a morte em si,eh sobre a superacao e a importancia de viver intensamente a vida,vale a pena.
pam:obrigada amiga,passo la e pego,baleuuuu o carinho.
moni:esse eh um dos maiores problemas dai,a falta de educacao e respeito pelo proximo,tudo bem que a pobreza eh infinita,mais aqui tambem tem muitas pessoas que passam necessidade e mesmo assim nao ficam roubando os outros,mais esse eh um assunto que merece um post a parte.
:(
e com certeza amiga,pode deixar q passo la e pode considerar como certa a ajuda,beijao.
deia:e o que escrevi eh verdade viu?!!!
e nao consigo acessar esse blog deia,me da umas dicas,beijao.
dea:nossa,bem q suspeitei q vc ja tinha voltado,afinal vc nunca passa tanto tempo sem fazer um post especial para nos,espero q em breve esteja de volta,beijao.
sandro:eu sempre apareco la amigo,mais nem sempre comento tambem viu?hahahha...mais pode ter certeza q sou presenca constante.
abracao.
Postar um comentário