♥ Seguidores♥

domingo, 10 de julho de 2011

Tão Ontem.

Tão Ontem -
Scott Westerfeld .
O livro é contada em 1ª pessoa por um garoto, o Hunter, de 17 anos, que vive em Nova York e é um caçador de tendências (pessoa que procura pelas ruas o que vai virar  moda). 
Em uma de suas buscas, ele vê uma garota com cadarços em um estilo diferente, e pede para tirar uma foto. Desse modo foi que ele conheceu a Jen, que é uma inovadora (pessoa que lança moda).
Hunter gosta de Jen e a convida para participar de uma reunião com sua chefe, a Mandy.
A história começa a ficar intrigante, quando a Mandy desaparece misteriosamente, e Hunter e Jen saem em busca de pistas para encontrá-la. Eles acabam se envolvendo no submundo da moda, e em todas as articulações que vem por trás do lançamento das novas tendências. E de como é feito para levar todos ao consumo desenfreado. Ou fazer com que todos achem isso mais legal que aquilo, ou isso, bacana e aquilo, brega,...
Até o episódio de Pokemón (que as crianças tiveram convulsões) entra no meio da história.
Eu gostei de muita coisa do livro, mais achei o final bem fraquinho. Depois de um tempo, a perseguição já estava cansando, e achei que a história do tênis perfeito, perdeu o sentido. 
Em todo o caso, acho interessante a abordagem que o Scott Westerfeld faz nos seus livros. Em Feios ele trata sobre a ditadura da beleza, que todos devem ter o mesmo  padrão de beleza e tal. E nesse, trata da maneira de como somos manipulados (para vestirmos ou usarmos sempre as mesmas coisas). Acho que o livro valeu sobretudo por conta dessa questão.

Tão Ontem é uma espécie de gíria (desatualizado, fora de moda,...)


Nenhum comentário: