♥ Seguidores♥

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As Memórias do Livro

As Memórias do Livro
Geraldine Brooks

Hanna (uma conservadora de livros),  foi chamada para restaurar e analisar a Hagadá. Durante o trabalho de conservação da Hagadá, ela encontra dentro do livro um pedaço de asa de borboleta, um pouco de sal, uma mancha de vinho e um pelo de animal, pistas de onde o livro esteve ao longo dos séculos e a partir de cada fragmento identificado, o livro vai relembrando os caminhos que percorreu, dos mais recentes até sua confecção, intercalando histórias paralelas de passado e presente.
O livro é uma obra de ficção inspirada na verdadeira história da Hagadá de Sarajevo.  Foi um livro que li e que me ensinou muito, adorei.
Uma das histórias que achei mais comoventes, foi a de um pai que todo dia passava no hospital para ler as historinhas do ursinho puff (o filho estava em coma por ter levado um tiro na cabeça).

Abaixo estão algumas imagens que peguei na net do verdadeiro Hagadá de Sarajevo.

Hagadá é um livro de orações que os judeus usam durante o ritual de Páscoa, sendo esse especial por causa das ilustrações. Para os judeus, era proibido ilustrações, pois eram consideradas imagens, então como explicar um livro judeu ilustrado?? só lendo para saber  :D.

5 comentários:

Eduardo disse...

Que bom ter uma blogueira como vc...Acho que vou aprender muito. rsrsrs. Isos só me diz uma coisa..
Que preciso ler +.

Bjs,

Duh

Jana- Base girl =] disse...

Oi lindeza!! como vai a amiga mais culta que tenho?
já ouvi falar desse livro parece otimo
flor, me diz como vc arruma tanto tempo?
vc não para ta em todos lugares, lê e esta sempre de bem com a vida
sinceramente?
te invejo kkkkkkkkkkkkkkkk
tô em um estresse que vc nem imagina!!
bjão

Pri Kiguti disse...

Caramba, Andreia!
Parece um ótimo livro mesmo!
Acabo de encomendar o livro da Malika Oufkir, vc já leu?
Agora que passarei mais tempo sozinha na fábrica, os livros serão ótimas companhias... Essa foi minha decisão, assim eu não ouço mais bobagens e não corro o risco de falar alguma também, rs...
Vc tem toda razão, não tem como escapar! Não esquecerei a lição!
Obrigada, viu!

Grande beijo!
Ótimo final de semana!
^^

Andreia Inoue disse...

Ale:amigao, esse livro eh muito interessante, se vc tiver a oportunidade de ler,tenho certeza que ira gostar,um beijao.

Edu:hahaha, to aproveitando para ler bastante enquanto estou com tempo,depois sei que sera um por semana e olhe la.
:D

jana:amigona,vc sabe que adoro ler, entao ate no meio da rua to lendo,hahaha...e imagino sim o stresse que vc esta passando, mais acredite que eh uma fase,todo mundo tem seus dias tenebrosos ne? daqui a pouco essa mare muda e vc estara como sempre,puro alto astral...beijaoooo.

Pri:Ainda nao li nada dessa autora, vou procurar no google para saber mais sobre ela. E faz isso sim, eu lia bastante la na fabrica,muito melhor do que ficar ouvindo ou tendo que participar indiretamente de algumas conversas do pessoal da fabrica, gostei muito do seu post a respeito, foi um desabafo coletivo,haha...pq acredite que todas nos passamos por situacoes semelhantes.
:D
beijao.

Andréia de Fatima Lopes disse...

Livro maravilhoso, profundo e que vale muito a pena ler. A descrição do caminhio fictício percorrido pela Hagada de Sarajevo, baseado em pesquisas desenvolvidas pela autora, faz entrarmos num universo rico em detalhes e muito emocionante sobre a perseguição sofrida pelos judeus, assim como a força das diversas mulheres judias que compoem os principais personagens da obra. Recomendo a leitura