♥ Seguidores♥

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Coleta do Lixo

Em primeiro lugar quero agradecer a todos pelos votos de melhora, obrigadaaaaaa e espero daqui a uns dias estar escrevendo que estou bem e que não ficou nenhuma marquinha das feridinhas.

Hoje fui jogar o lixo e aproveitando o momento de ociosidade vou falar um pouquinho sobre processo de separação que varia de acordo de cidade para cidade(sendo que nas cidades do interior o processo é bem mais rigoroso).
A
coleta seletiva é o método que o Japão utiliza a muito tempo, creio eu que em virtude do pouco espaço físico e da consciência ecológica que é bem mais apurada por aqui (lixo separado é reaproveitado e lixo misturado não passa de lixo).
quando vim morar no
Japão,o primeiro lugar que ficamos foi numa cidadezinha do interior onde a diversão dos velhinhos e velhinhas em geral era ficar vigiando para vê se alguém se atrevia a colocar algo no dia ou de um modo errado,e por infelicidade minha, fui pega no flagra:como falei em um post anterior fiquei internada mais de um mês, e na semana que tinha recebido alta fui jogar o lixo e a velha viu que eu não tinha colocado o nome e sobrenome no saco do lixo, ela me fez voltar ao apartamento para escrever, a cada passo que eu dava, que para mim era um sacrifício danado eu xingava a desgramada da velhinha que nem sentiu pena do meu estado debilitado.

:/


Geralmente a coleta segue a seguinte classificação:

Lixo incinerável:Geralmente é o lixo do dia-a-dia(estou morando em um minikit-net,então procuro produzir o mínimo de lixo possível,porque como não tenho varada ou área de serviço o lixo tem que ficar dentro de casa, e não quero dividir meu espaço com baratas e outros bichos asquerosos, por isso meu lixo nem parece lixo,é tudo limpinho e organizadinho).

os sacos de lixo tem que ser transparentes ou de cor branca (quase transparentes), para que os funcionários da coleta verifiquem se a separação foi feita adequadamente,se não foi,ele deixa o lixo no local com um aviso,uiiiiiiiii.

Lixo reciclável(que se subdivide em um monte):

(papel)Jornais,revistas,cadernos,panfletos... devem ser amarrados com barbantes antes de levar para jogar.

(latas) Tem que ser lavadas e de preferência amassadas.

(garrafa pet) tem que ser lavadas,tirada a tampa e o rotulo.

(isopor) que vem em forma de bandejas de carne,de verduras,de vários tipos de alimentos - também tem que ser lavados antes de jogar.

(vidros) Lavados e tem que separar por cor(e claro,sem as tampinhas).


Existe mais um tantão de tipos de lixo, mais esses são os que geralmente jogo e os devidos cuidados que aqui temos, quando perco um dia ou outro da coleta do lixo recliclavel, levo em um dos supermercados que faço compras e deposito nos contêineres próprios com a marca de reciclagem.

No começo é meio cansativo ficar separando e esperando o dia certo da coleta, mais com o tempo a gente acostuma e vira rotina.
Sei que em algumas cidades do Brasil existe algum tipo de coleta seletiva, mais ainda falta muito muito muito a fazer. Quando se separa o lixo, não é o governo que lucra, se pensar bem, estamos fazendo algo para nosso bem e para o meio ambiente.
Essa é uma das boas coisas que aprendi que quero continuar seguindo quando voltar ao Brasil.

12 comentários:

Melody disse...

Oi queridíssima!!!!!
Awww o Japão é bem organizadinho mesmo!!!!
Até na recolha de lixo né???
Mas eu acho muito bem esse sistema, pode ser bem chatinho, mas tenho a certeza que funciona bem e que o Japão deve ser bem limpinho ^^

As melhoras outra vez pa vc querida.

muawww***

Melody disse...

Aqui em Portugal a preocupação ambiental é assim assim eheheheh
Mas por acaso aqui na Maia (a cidade onde vivo) há imensas iniciativas para recolha e organização de lixo. Eu tou por dentro do assunto por os meus pais trabalham precisamente na Câmara Municipal no departamento do ambiente. O meu até está muito por dentro do assunto porque o emprego dele é encarregado de serviços de limpeza, ou seja, ele vai controlar os homens da recolha de lixo, faz os trajetos para eles etc etc etc....

Eu até acho a cidade onde vivo bem limpinha mas há sitios e sitios =/


muawww***

Mauri Boffil disse...

Quem dera que aqui no Brasil fosse assim tão rganizado...

Mônica disse...

Eu fiquei com preguiça só de ler, mas essa consciência é primordial para o bem estar do planete e, consequentemente, o nosso.

Ainda tá cheia de bolha?

Bjo!

Bah disse...

Olha, eh isso que eu sinto falta aqui no Brasil. A maioria dos lugares nao tem essa conscientizacao e joga tudo junto mesmo. Eu fico me sentindo mal em jogar alguma coisa no chao, por esse costume que adquiri no Japao. No sul, nao tem jeito, nao tem coleta de lixo especial e tudo vai no saquinho de mercado mesmo, por isso ateh a sacola ecologica ainda nao pegou lah, pq sem sacola de mercado, onde vai jogar o lixo? rs.. Jah aqui em Sao Paulo, no predio onde meus pais moram, tem separacao de lixo, tem ateh cartaz nas lixeiras dos andares e os faxineiros que separam tudo e o pessoal meio que gosta disso, pq alem de ser bem organizado, o predio ainda ganha uma caixinha pra poder fazer as manutencoes necessarias. Todo mundo sai ganhando ajudando o meio ambiente.

Kisu!

Unknown disse...

amigaaa...pois aqui mal mal tem coleta ...kkk..já te contei ne?? eles passam todos os dias, porém o pessoal que trabalha pega dois sacos e deixa cair um de volta....sempree!!! êe brasil!
amore, vc tava com catapora?? que tristeee...já esta melhor ne??
eu tbm nao consigo me acostumar com unhas grandes.. acho nojento, até pq eu faço comida aqui em casa quase todo dia, não consigo mexer em um alimento com aquela unha enorme, cheia de bacterias, fungos e outras coisas mais...morro de nojo...
bjoooos

Lou disse...

Ahhhhhhhhhh, que máximo isso.
Nunca vi saco de lixo transparente...
Ai, como eu queria que tivesse coleta seletiva de lixo aqui. A gente separa, mas se os catadores de papel e latinhas não pegarem, vai tudo misturado pra caçamba.

Que bom que está melhor!
Beijos!

Tart's disse...

ahhhhhhhhhh!
Aqui em São Paulo tem coleta seletiva em alguns bairros... mas não é assim não... ¬¬...
No meu tem toda sexta feira a coleta do lixo reciclável, e o que vejo é só a minha mãe colocando sacos e mais sacos para a coleta. Os vizinhos nem querem saber!
Deveria cobrar multa por não separar o lixo! humpf! Gente sem noção!
Hum, melhoras pra ti viu!
Deixei um recadinho pra vc no meu blog.
Beijos!!!!!!

M-FUSION disse...

É por essa e por outras, q me sinto em dificuldades, no caso da futura readaptação ao Brasil... em primeiro lugar está a segurança e o atendimento ao público. A organização e o cuidado do Japão nestas 3 áreas é notória.

Melhoras.

Carlo disse...

Por esse zelo e ordem com as coisas que as vezes fico pensando se um dia conseguirei retornar para o brasil.
Melhoras aê...
[]'s

Melody disse...

Oi querida!!!
Tou passando para deixar um olá e para te dizer que te indiquei para um même e uns selinhos =)

Muawwww***

Adlianny disse...

Vim só dizer que tô morrendooo de saudade e no fim de semana conto tudo que tem acontecido.
Beijooo imenso