Terminei de ler o Mago.
Resumão:O livro mostra a trajetória do Paulo Coelho.Ele nasceu quase morto, foi uma criança e adolescente completamente sem interesse nos estudos, só passava de ano com as notas mínimas exigidas.
Em contrapartida gostava de ler( lia dezenas de livros por ano e fazia suas resenhas, ele se achava um grande critico literário).
Desde pequenininho ele sonhava em ser escritor e sua familia não o apoiava, porque no Brasil o único escritor capaz de se sustentar através da profissão era o Jorge Amado,e Jorge Amado só tinha um, segundo dizia a sua mãe.
Seu pai queria que ele seguisse os seus passos, ou seja, que ele se tornasse um engenheiro(o Paulo era super engenhoso e arteiro,hahaha, era o próprio capeta em forma de gente).
No Carnaval atropelou um garoto quando estava com uns amigos passeando de carro e fugiu, descobriram quem foi e o pai do garoto disse que se o filho dele morresse ele também morreria, o menino sobreviveu para a sorte do Coelho.
Ele participava sempre de concursos literários e em alguns se sobressaia, em outros não, mesmo assim não largava o sonho de se tornar um escritor famoso.
Na adolescência virou uma espécie de hippie, participou de grupos de teatro, onde ganhou certa notoriedade e foi nesse período que passou a se questionar sobre a sua homossexualidade, queria saber se era ou não, para isso tinha que experimentar, então resolveu ir em uma boate e chamou um carinha para dormir com ele, o carinha não quis, ele:como assim não quer,tô pagando, o carinha:nem pagando(será que o Paulo Coelho era ou não era esquisito???hahaha). Mais depois de um e outro fora, conseguiu descolar, mais continuou na duvida, foi de novo, e de novo até ter certeza que essa não era a sua praia.
:D
Mulheres por incrível que pareça, chovia na sua horta( com certeza ele tinha muita labia).
Foi internado três vezes no hospício, na primeira já tinha pintado e bordado e a gota d'agua foi falsificar a assinatura do pai, fugiu duas vezes e em uma delas foi atrás de uma namorada que estava grávida e queria abortar,ele foi para Sergipe, chegando lá se deu conta que nem o sobrenome da garota,nem endereço e nem número do telefone dela ele sabia, e como a acharia em uma cidade com 170 mil habitantes? o Coelho era sabido,se apresentou a uma jornalista dizendo que tinha trabalhado no teatro com o Paulo Autran, que era dramaturgo, escritor e o diabo a quatro, tinha até um secretário(um outro doido que fugiu com ele,hahaha) e todos acreditaram. Era sempre convidado para festas e tratado como personalidade ilustre na cidade.
Voltou para o Rio,continuou com sua vida maluquete,trabalhou no Globo,foi professor de cursinho pré-vestibular, foi escrever em outro jornal sobre Ovnis e nesse período da sua vida que conhece o Raul Seixas, que o convence a escrever letras de músicas com ele, surgindo uma super parceria e muitooooo dindin na conta deles.
Neste meio tempo ele já estava até a raiz dos cabelos envolvido em praticas satânicas e na maconha.
Foi preso pela Ditadura e a garota que vivia com ele depois que foram soltos o abandona(por culpa única e exclusiva do Paulo,antes disso ele já a tinha incentivado a cometer suicídio).
Resolve largar o satanismo e quer se encaretar,se casa e vai morar um tempo em Londres, faz vários cursos entre eles um de vampirismo, nesse curso conhece um japa e fala para a sua esposa que se apaixonou e pergunta se a japa pode morar com eles, ela fala:claro, contanto que o Peninha(cantor e compositor) venha morar aqui também, porque estou muito interessada nele(hahahha...um tapão sem mão, o Paulo se sentindo o última bolacha do pacote, pensou que ficaria na boa com duas mulheres,e o Peninha já tava na área,hahaha).
Voltaram para o Brasil,ele nem precisava mais se preocupar com dinheiro, porque desde que começou a parceria com o Raul era o que não faltava, sem falar nos apartamentos que tinha e gerava uma boa renda, mesmo assim não era feliz, porque a única coisa capaz de realiza-lo era ser escritor.
O casamento acaba e ele conhece Cris (atual esposa), montam uma editora onde faturam praticamente um milhão de reais por ano lançando coletania de poemas de escritores desconhecidos, mais a velha ladainha do Paulo continua, quer ser escritor...nessa parte da vida ele conhece o Mestre e a Cris o incentiva a se dedicar a escrever,e finalmente sai o livro que fez com que ele tivesse projeção nacional: O Diário de um Mago, foi apartir desse momento que a crítica começou a esquarteja-lo e não parou até hoje.
apesar de todos os críticos literários serem do contra, ele ganhou o gosto popular(...ele e o Roberto Carlos se dependesse da mídia especializada estariam morando em baixo da ponte e esmolando...).
E hoje o Paulo Coelho é um dos escritores mais bem sucedidos do Mundo,vendeu nada menos que 100 milhões de livros e teve como defensor um dos melhores escritores do Brasil:o Jorge Amado.
Livros pouco conhecido:
Teatro da Educação.
Arquivos do Inferno.
Manual prático do vampirismo(na realidade não foi ele que escreveu, apesar de constar o seu nome na capa, quem escreveu foi um amigo que posteriormente foi contratado como escravo para acompanha-lo em uma viagem a Europa).
O QUE ACHEI:Valeu a pena ter lido essa biografia, foi o primeiro livro do genero que li e dou meus parabéns ao Fernando Morais pelo brilhante trabalho, ele soube se posicionar muito bem, não encobriu os fatos super negativos do Paulo e nem o apedrejou, foi super imparcial.
No começo senti um certo mal-estar por ler coisas tão negativas sobre uma pessoa que gosto, mais essa foi a história dele, fazer o que?! tem gente que erra mais, outros erram menos, não da para crucifica-lo por seus pecados, afinal quem somos nós, né?cada um tem seu lado negro escondidinho, ninguém é totalmente um anjo de candura,como diz a frase: quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra.
5 comentários:
Hum... Só tenho um pequeno comentário: blarghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.
Hahaha.
Bjim
Interessante. A parte sobre o questionamento da homossexualidade dele, deve ter sido hilária. Pelo que me falaram, só depois de um teste arrombante e por conta disto ficar quase uma semana sem poder sentar, ele descobriu dolorosamente que não era gayzola.
[]'s
Eita. Eu tenho uns livros dele aqui e não tenho nada contra eles. Podem não ser os melhores do mundo, mas também não são tão ruins assim.
Bjs.
uhauhaha, eu li que ele e o Raul shmarra shmarra shmarra
É Paulo Oelho é o cara rs... POxa, não o culpo, aquele tempo as coisas eram diferentes e ser diferente era ser tratado como heresia. O Cazuza também era louco de pedra, mas era um p... poeta.
E euuu amooooo Raull!!! Foi isso que me fez gostar do Paulo Coelho. Preferindo obviamente ele como compositor a autor.
Kisu!
Postar um comentário