♥ Seguidores♥

domingo, 22 de agosto de 2021

O Sr. Pip.

O Sr. Pip.
Lloyde Jones
O Sr. Pip é uma história de ficção que se baseia em fatos reais (a guerra civil em Papua-Nova Guiné). Assim como todos os livros que abordam a guerra, tem trechos de cortar o coração, mas os momentos de solidariedade e companheirismo, nos enche de esperança no ser humano.
Esse livro é uma obra prima. Nos mostra o poder que imaginação tem de deixar a vida mais leve, mesmo em tempos de violência e miséria.
Recomendo o filme Mister Pip, com Hugh Laurie e Grandes Esperanças (versão de 2012).
Sinopse: Depois que se iniciam os conflitos em Bougainville, ilha tropical onde mora a menina Matilda, um único branco permanece lá: o Sr. Watts. Devido às confusões da guerra, a escola da ilha é fechada por falta de professores, Cabe, então, ao sr. Watts ler para a turma, em voz alta, o seu velho exemplar de Grandes Esperanças, de Charles Dickens. Pip, o herói de Dickens, torna-se imediatamente uma pessoa viva para Matilda. Ela escreve o nome dele na areia e o enfeita com conchas. Pip torna-se tão real quanto sua própria mãe, e começa, assim ,uma grande amizade. E Matilda não é a única a acreditar em Pip. Afinal aqueles meninos logo percebem que, sobretudo numa ilha em guerra, o poder da imaginação pode ser algo muito valioso.
Em O Sr. Pip, Lloyde Jones se aproxima com muita ternura do sublime universo da leitura, abordando o momento em que a palavra ganha vida e sai das páginas para o mundo real dentro da imaginação de cada leitor.
Título original: Mister Pip.

Nenhum comentário: