♥ Seguidores♥

quarta-feira, 11 de maio de 2016

O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie.

O triunfo da cor.
O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie.
A exposição apresenta 75 obras de 32 artistas que, a partir do fim do século XIX, buscaram novos caminhos para a pintura. O grupo  formado por ícones do movimento impressionista, como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat,  Matisse, recebeu do crítico inglês Roger Fry a designação de pós-impressionista, por promoverem uma nova linguagem estética, baseada no uso intenso da cor. Curadoria de Pablo Jimenez Burillo, Guy Cogeval e Isabelle Cahn.
Numa realização em parceria com Musée d’Orsay e a Fundación Mapfre, a mostra conta com apoio do MinC, por meio da lei de incentivo à Cultura, e patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, BB DTVM e Banco do Brasil.
Informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/o-triunfo-da-cor/

A Exposição está dividida entre os andares do prédio do CCBB. No quarto andar fica a cor cientifica - núcleo misterioso do pensamento. Gauguin e a escola de Pont-Aven. No terceiro andar a cor cientifica continua. No Segundo andar Os Nabis, profetas de uma nova arte. No primeiro andar é audiovisual e no subsolo fica a cor em liberdade.
Deve-se lembrar que um quadro -  antes de ser um cavalo de batalha, uma mulher nua ou parte de uma história qualquer - é essencialmente uma superfície plana coberta de cores reunidas em uma determinada obra. (Maurice Denis - 1890).
O que é a cor?[...] um espectro luminoso composto de seis raios coloridos distintos, que são violeta, o azul, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. (Clarles Blanc - 1876).
 
Uma alavanche de cores perde a força. A cor só atinge a sua expressão plena quando é organizada, quando corresponde a intensidade da emoção do artista. (Henri Matisse - 1945).
 
 Reservamos os ingressos no site ingressorapido.com.br (poderia ter sido também na bilheteria do CCBB).

Nenhum comentário: