♥ Seguidores♥

terça-feira, 7 de junho de 2011

Norwegian Wood.

Norwegian Wood - Haruki Murakami.
Sinopse: Em 1968, Toru Watanabe acaba de chegar a Tóquio para estudar na universidade e ele passa a morar em um alojamento estudantil só para homens. Solitário, dedica o seu tempo a identificar as peculiaridades dos colegas  e refletir sobre elas. Um dia, Toru reencontra um rosto do passado: Naoko, antiga namorada de seu grande amigo de adolescência Kizuki, antes que este cometasse suicídio. Marcados por essa tragédia em comum, os dois se aproximam e constroem uma relação delicada onde a fragilidade psicológica de Naoko se torna cada vez mais visível até culminar com sua internação em um sanatório.
Tem início então um período de grande dilema para o jovem Toru: uma encruzinhada entre o compasso de espera pela recuperação de Naoko e os encantos de uma outra vida, mais vibrante, personificada pela exuberante e liberada Midori.

O que achei: O livro é repleto de personagens densos e intensos. Eles são marcados por tramas em grande parte envolvendo suicídios (que marcam a sua vida e suas decisões). Todos os personagens são repletos de qualidades e defeitos e é impossível não simpatizar por algum deles. Gostei muito do Toru, da Midori, do Nagasawa e do Nazista .
O livro é meio erótico, tem uns trechos meio pesados (quando Midori e Toru vão ao cinema assistir filmes pornôs com teor masoquista), mas no geral o sexo é tratado como algo natural.
Adorei esse livro e amei as referências literárias e musicais.
Estou doida para assistir o filme (o Toru será o ator que fez o L em Death Note).

3 comentários:

Kiyomi disse...

Oi Andreia! Tudo bem?
Desculpa a demora e o sumiço, mas aconteceram algumas coisas que me deixaram mais ocupada que antes, mas agora estou regularizando aos poucos (preciso urgente colocar um quadro na parede com o que eu tenho que fazer no dia...)
Sobre o livro, eu li na versão em inglês (porque foi o que encontrei).
E o filme, fiquei de ver, tinha saído no ano passado. Mas acabei deixando, deixando e... agora so via DVD mesmo.
Sim, o Toru é o Matsuyama Kenichi (que tambem podemos vê-lo em "GANTZ" e no recente "My Back Page")
Claro que o livro eu gostei, agora assistirei ao filme, sem comparar com o original, senao vira uma desgraça (pra mim).

Beijao! ^-^

Bah disse...

Nâo sei pq, mas acho que contos e histórias japoneses têm um quê de dramático, por isso os doramas serem tão famosos rs... mas mesmo assim, acho um pouco clima depressivo...

Kisu!

Eduardo disse...

Tou mesmo precisando ler...Prometa não parar com esse hábito...vc me incentiva muito...num vejo a hora de acabar com vestibular (julho), concurso (agosto) pra poder ler algo + prazeroso.

Bjs,

Duh