♥ Seguidores♥

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sinagoga Kahal Zur Israel - Recife Antigo.

(Sinagoga Kahal Zur Israel)
Rua do Bom Jesus 197 Recife Antigo.
Aberto ao público, estou na dúvida sobre o valor do ingresso, acho que foi R$ 5,00 (só digo que vale super a pena passar lá, são muitas e muitas coisas para conhecer).

A Sinagoga Kahal Zur Israel (ou Congregação Rochedo de Israel) representa o marco mais importantes da presença judaica no Brasil-colônia. Esta localizada na Rua do Bom Jesus, chamada antigamente de Rua dos Judeus, no bairro do Recife, e representou (de 1636 a 1654) a primeira sinagoga oficial dos judeus que habitaram as Américas.
Primeira sinagona oficial das américas, datada do século XVII.Representa o principal marco da presença judaica no Brasil. Em  2001foi reconstituído o espaço da Sinagoga, passando a abrigar o Centro Cultural Judaico de Pernambuco.
Foram encontrados durante as escavações arqueológicas, vários fragmentos de material de louças, entre outros objetos  do período colonial.
No piso térreo da sinagoga, as pessoas podem apreciar exposições permanentes sobre a cultura judaica e a história da comunidade hebréia em Pernambuco, conhecer como as escavações arqueológicas foram empreendidas, observar o piso original holandês, as várias camadas das paredes, e a muralha de contenção do rio Beberibe. É no térreo que se encontra, ainda, um dos alicerces mais relevantes do templo: o Micvê.
Esse buraco feito de pedras sobre pedras,  representou a maior de todas as descobertas. Sem essa espécie de banheira, que foi alimentada, no século XVII, por um lençol freático de água límpida e fluente, os judeus não teriam a oportunidade de se purificar diante de Deus em diversas situações. O Micvê foi examinado por um Conselho Rabínico, composto por rabinos do Brasil e da Argentina, e somente após uma rigorosa inspeção ficou comprovada a sua autenticidade, dentro das medidas especificadas nas escrituras sagradas.
Também existe um material enorme sobre a sociedade judaica da época, principalmente diversos cartazes sobre os artistas judaicos que se apresentavam no Teatro Santa Isabel.
A arca que contém a Torah (nome dado à lei mosaica e ao Pentateuco) se encontra em frente ao púlpito e, este, em direção ao nascente. O mezanino é repartido em duas partes. Na primeira (supõe-se), está o lugar de onde as mulheres, sentadas em bancos, acompanhavam as cerimônias religiosas; e, na segunda parte, está presente o Centro de Documentação da Memória Judaica de Pernambuco.
Nesta parede se encontra centenas de papéis com pedidos, qualquer um pode deixar o seu, pena que não levei papel e caneta para deixar o meu.

4 comentários:

Denise disse...

Uau, que passeio! Nem imaginava que em Recife existe um lugar tão nobre como este.
Os detalhes e as fotos estão super interessantes, estou adorando a terrinha! rs
Bjinhos

Betty Gaeta disse...

Oi Andreia,
Estava com saudade de vc e saudade de vir aqui. Não sabia que existia uma cultura judáica no NE brasileiro! Para mim isto é novidade. Gostei do post.
Bjkas e uma ótima 3ª – feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Bah disse...

Com certeza se tem muito a fazer por ai do que ir somente às praias né? Falando nisso, conseguiu tirar a cor de porcelana? rs

Kisu!

Anônimo disse...

This article was extremely interesting.financial help for college

thanxxx
single mother grants