HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL
BANZAI!
EM MANGÁ.
Sinopse:Quando em junho de 1908, o navio Kasato Maru proveniente do Japão atracou no Porto de Santos, deu-se o início á imigração japonesa oficial no Brasil.
Sem perspectivas melhores no Japão e iludidas pela propaganda que falava em enriquecimento rápido nos cafezais brasileiros, as famílias desembarcaram trazendo o sonho de uma vida melhor.
Entretanto, em pouco tempo, acordaram para a dura realidade: Com a comida totalmente diferente, sem entender o idioma, e principalmente, sem ganhar o que esperavam, os imigrantes passaram por muitas dificuldades. Alguns fugiram das fazendas sem condições de cumprirem os contratos e se dirigiram para as grandes cidades. Depois chegou a Segunda Guerra Mundial, e a situação ficou ainda mais difícil pelas leis restritivas adotadas pelo governo Vargas.
O que achei: Me apaixonei por esse mangá. Principalmente por retratar de uma forma descomplicada uma história tão rica e intensa. A história é desenvolvida através do dialógo entre avô ( que vai explicando a tragetória dos imigrantes ) ao seu neto. E conta ainda com fotos históricas correspondente ao cotidiano dos japoneses.
E a grande surpresa, narra também a emigração dos brasileiros para o Japão, o movimento conhecido como Decasségui.
E a grande surpresa, narra também a emigração dos brasileiros para o Japão, o movimento conhecido como Decasségui.
Fica a dica para quem curte o Japão e que quer conhecer a fundo a história desse povo tão digno.
Vou escrever um trechinho do livro:
..."saíram todos dos vagões na maior ordem e, depois de deixarem estes, não se viu no pavimento um só cuspo, uma casca de fruta". Na hospedaria, os japoneses "têm feito as suas refeições sempre na melhor ordem e, apesar de serem os últimos as fazerem duas horas depois dos primeiros, sem um grito de gaiatice, um sinal de impaciência ou uma voz de protesto" (...) "surpreendeu a todos o estado de limpeza em que ficou o salão: nem uma ponta de cigarro, nem um cuspo, perfeito contraste com as cuspideiras e pontas de cigarro esmagadas com os pés de outros imigrantes".
->Esse livro fez parte das atividades comemorativas do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
->Peguei emprestado na Biblioteca Raul Bopp (SP).
2 comentários:
Oi Andréia!
Fiquei super interessada nesse mangá. Um bom exemplo de que mangá pode ser muito educativo e não é sinónimo de história sem importância. A versão de que vc fala é em Português?
Gostaria muito de saber mais sobre um assunto em que sou leiga...
BEIJOSS
Tô meio saturada de ver sobre o Japão rs... eu só procuro saber mais quando quero relembrar de alguma coisa, mas achei interessante um livro contando essa história.
Kisu!
Postar um comentário